Certamente foi utilizada no Egito na época de 2330 a.C.,como aparece na pintura das paredes de uma tumba de médicos em Sakkarah.  
 Na Europa mediterrânea, em pleno renascimento, é citado o caso do célebre escultor florentino Benvenuti Cellini (1500-1571), criador do Perseo de bronze, erguido na sua cidade natal (Florença) e discípulo de Michelangelo, que teria sido aliviado de intensas dores que o afligiam por meio de fortes pressões aplicadas dobre os dedos de suas mãos e pés. 


My Image

É conhecido historicamente que a primeira aplicação de Reflexologia com resultados positivos deu-se na América, em 1881, quando o recém-eleito presidente dos Estados Unidos: James A. Garfield foi ferido num atentado e os médicos não conseguiam sarar suas feridas infeccionadas. Como último recurso foi chamado um pajé de uma tribo indígena, que consistia em pressionar determinados pontos dos pés do presidente, e, para surpresa geral, as dores começaram a ceder e em pouco tempo suas feridas cicatrizaram.

As origens precisas da Reflexologia não são conhecidas, mas é muito provável que esta tenha-se originado na mesma época da Acupuntura, por volta de 4000 a.C. Nos países do Oriente como China, Malásia e Índia praticava-se uma forma rudimentar de pressões sobre alguns pontos da superfície corporal afetada a as zonas geográficas próximas, para aliviar certos transtornos.

My Image

As origens da reflexologia 

My Image